Domínios

O que podem me aconselhar na hora de registrar um domínio para a minha empresa ou projeto pessoal?

Tags: Sin Tags.

Escolher o nome correto para o domínio da sua empresa ou empreendimento é fundamental. A seguir, damos para você 30 conselhos úteis demais para propor una estratégia de domínios para ter uma presença efetiva na internet:

1. Triple W

Hoje em dia, o número de usuários na internet que não gostam de colocar o “www” antes do domínio é muito alto. Por isso, é importante que o seu domínio possa funcionar com ou sem “www”. Na DonWeb.com você pode registrar seu domínio e usá-lo das duas maneiras.

TIP: Quando você preparar a publicidade impressa do site, inclua o “www”, porque temos verificado que muitos usuários não fazem diferença de um domínio de uma conta de e-mail.

2. Adicione muitas portas de enlace

O domínio é a porta de entrada no seu site. E está verificado que quanto mais portas ofereça para os seus clientes, mais visitas terá seu site. Por isso, é aconselhável registrar domínios semelhantes com seu domínio principal. Por exemplo, se o seu domínio é netlabs.com, registre também netlaboratorios.com. Deste jeito, mais pessoas poderão te encontrar rápidamente.

TIP: Aproveite as diferentes extensões! Se você já registrou seu .com, proteja a sua marca registrando seu domínio com terminação .net, .org, .biz… Se o seu negócio é desenvolvido no exterior, registre trambem domínios regionais (.com.ar, .com.mx, .cl, .com.ve, com.pe, etc.).

3. Não use hífen

Na hora de escolher o nome do domínio, evite utilizar hífen: um hifen é difícil de lembrar. Em geral, as pessoas não lembram se é um hífen no meio (“-”) ou um hífen abaixo (“_”), ou em qual parte do domínio se encontrava. Quanto mais fácil de lembrar for o domínio, mais visitas você terá.

4. Números, somente se forem significativos

Assim como um hífen é difícil de lembrar, o mesmo pode acontecer com um número. É melhor usá-lo somente se for parte da marca ou caso signifique algo para a pessoa que visita o site.

TIP: Se você vai registrar um domínio com um número, registre também o domínio com o número soletrado. Por exemplo, se o seu site é radio100.com, registre também radiocem.com.

5. Quanto mais curto, melhor

Os nomes curtos são mais fáceis de lembrar. Na hora de escolher um nome de domínio, é melhor escolher por um que não supere os 12 caracteres. Também deve levar em conta que o nome tem que ser fácil de pronunciar e de digitar.

TIP: O domínio ideal tem uma só palavra!

6. Evite maiúsculas e minúsculas

Assim como as pessoas não podem diferenciar entre maísculas e minúsculas em um nome de domínio, o mesmo acontece com os servidores web. Escolher um determinado domínio como MeuNegocioNaWeb.com só fará confundir os seus clientes. Na hora de publicitar seu domínio, evite utilizar as maiúsculas.

7. minhaempresa.com

O nome ideal para o seu domínio é o nome da sua empresa. Caso não estiver disponível, prefira um nome que seja o mais semelhante possível, fácil de lembrar e de relacionar com a sua empresa ou ramo. Para isso, faça uma reunião com a sua equipe e discutam sobre o tema. Escolha as melhores ideias e registre os domínios antes que ninguém!

TIP: Se você usar mais de uma palavra, certifique-se que as palavras que você vá utilizar sejam fáceis de lembrar. Por exemplo, o domínio traductoresargentinos.com é longo e tem duas palavras, mas é fácil de decorar.

8. Até com erros

Se alguém escrever errado o seu domínio, o melhor é prestar atenção no domínio com os erros mais comuns. Por exemplo, se o seu domínio é francogimenez.com, o mais aconselhável  é registrar também francojimenez.com e francogimenes.com, entre outras alternativas. Dessa forma, as pessoas que estão procurando seu site, vão achá-lo mesmo que escrevam de forma errada o domínio.

9. Seu nome = Sua empresa

Outra maneira de sumar visitas no seu site é registrando seu nome pessoal e redirecioná-lo ao site da sua empresa. Assim, as pessoas que te conheçam e procurem o seu domínio na rede vão descobrir a sua organização ou não terão dúvidas da sua conexão com a mesma.

10. Cuidar a marca

Se você já tem registrado o seu dominio.com, está na hora de pensar em proteger a sua marca. Lembre que qualquer pessoa pode comprar um domínio disponível quando quiser, por isso deve estar um passo adiante da concorrência e registrar todas as extensões disponíveis para seu nome de domínio (por exemplo, domínios internacionais como .net, .org, .biz, .ws; ou regionais, como .ar, .com.mx, .com.es, .cl, .com.ve, .com.pe, etc).

11. Não acumular consoantes

O domínio deve ser fácil de lembrar. Embora uma palavra é o ideal, às vezes é preciso usar mais de uma. Nesse caso, que as palavras sejam fáceis de escrever e decorar, e evitar as abreviaturas com muitas consoantes. Por exemplo, o domínio ghtx.com é curto, mas impossível de lembrar facilmente.

12. Muito e muitos

Se você já escolheu um domínio que está em plural, a melhor opção é registrá-lo também em singular. Por exemplo, se o seu domínio é violaoacustico.com, cadastre também violoesacusticos. Assim você tem a certeza que aquelas pessoas que receberam uma página por engano, (ou pior, entraram no site da sua concorrência), acessem no seu site e tornem-se potenciais clientes.

13. O domínio antes que o design

É aconselhável registrar o domínio antes de começar com o design do site. Destinar fundos para desenvolvedores web e campanhas publicitárias antes de ter o domínio é se arriscar a perder o dinheiro investido. Descobrir que o domínio está ocupado pode ser um má notícia: faça o registro mal tenha escolhido!

14. Cuidar do regional e projetar para o internacional!

Se o seu negócio é realizado numa região determinada, é importante registrar a terminação correspondente para esse lugar. Por exemplo, se você realizar negócios para a Argentina e no Brasil, seus clientes vão se sentir mais seguros tendo um domínio .com.ar e .com.br. Possuir a extensão do .com dará ao seu site uma proteção internacional. Considere todas as opções, não perca visitas!: registre o domínio internacional e o regional.

15. Uma extensão diz muito

A terminação .com é a primeira que pensamos, mas existem outras extensões que fazem referência ao tipo de site que você está hospedando. Por exemplo, se o seu site corresponder a uma ONG (Organização sem Fins Lucrativos), seria adequado registrar um .org. O mesmo acontece, se o seu site fosse de informação, você pode optar por um .info.

TIP: Se você já tem uma extensão referente ao seu ramo, não esqueça de registrar o .com! É a primeira opção que digitará a maioria dos seus visitantes.

16. A garantia do ICANN

Ao ter uma empresa online o domínio é uma ferramenta fundamental. Dele dependerão seus e-mails e a visualização do seu site, por isso é fundamental que o domínio esteja registrado em seu nome (ou em nome da empresa que faça o cadastramento), para evitar problemas e conseguir concretizar trâmites como renovação ou mudanças do DNS. Para não se arriscar, registre seus domínios em empresas autorizadas pelo ICANN, o principal organismo a nível mundial para a atribuição de entidades registrantes do domínio. A DonWeb.com é a primeira empresa da Hispanoamérica a se tornar numa Entidade Registrante Autorizada pela ICANN.

Uma vez que tenha escolhido o domínio, certifique-se que o nome coincida com o nome do seu site. Se o seu domínio leva um nome e seu site outro, o visitante pode se confundir e pensar que está em outro site. E o que é pior, abandonar o site!

18. Respeitar marcas registradas

Evite registrar nomes que sejam marcas registradas ou variantes de uma marca registrada. É provável que a empresa, dona da marca, inicie ações a fim de reclamar a titulariedade do domínio. O mesmo acontece com domínios que sejam nomes de artistas, instituições ou organismos regionais ou mundiais.

19. Letras repetidas

Um erro comum de digitação entre os usuários é quando em um nome de domínio duas letras podem-se superpor. Por exemplo, se o seu domínio é serviçossociais.com, é aconselhável registrar também serviçosociais.com. É fundamental tentar obter a maior quantidade de visitas possíveis.

20. Em ponto

Um dos erros mais comuns na digitação de um domínio no campo dos endereços do navegador é omitir o ponto (.) depois do triplo “w” (www). Por isso, é altamente recomendável registrar o seu domínio com www no começo (por exemplo, wwwminhaempresa.com).

TIP: Cadastre também os erros mais comuns! Como wwminhaempresa.com, wwwwminhaempresa.com, wminhaempresa.com, etc.

21. Palavras chave

Uma boa opção para escolher um domínio que possa te ajudar para o possicionamento nos motores de busca, é levando em conta as palavras-chave que os seus potenciais clientes possam usar para te encontrar. Reuna-se com a sua equipe, discutam quais seriam as palavras mais usadas e armem com elas um novo domínio.

TIP: Se você oferece vários serviços, aproveite a oportunidade e registre domínios relacionados com cada um deles! Por exemplo, no caso de uma empresa de hospedagem do México: hospedagemnomexico.com, e-mailnomexico.com, servidoresdedicadosmexico.com, etc. Cada um desses domínios ajudará você a sumar visitas qualificadas… e concretizar compras!

22. Fala-se espanhol

Agora já não é necessário procurar opções complicadas para esses domínios. Acabaram-se os domínios como “designinterior.com”. Registrar um domínio internacionalizado é tão simples como registrar um corrente. E tem o mesmo custo!

TIP: Para ter a certeza que vai receber visitas, mantenha o domínio sem acentos. Assim você poderá triplicar as chances de acesso no seu site. Por exemplo, poderá registrar designinterior.com, design-interior.com, designinterior.net, etc.

23. Nunca em nome de um terceiro

Perder um domínio significa também perder investimento… e clientes! Para evitar isso a melhor opção, é registrar o domínio da sua empresa em seu nome ou em nome da sua empresa. Assim, você evitará muitas dores de cabeça e até problemas legais.

24. Em outro idioma, com reservas

Se vai escolher um domínio em outro idioma, leve em conta os erros que pode cometer o potencial cliente no momento de digitá-lo.

25. Resumir ideias com creatividade

Já registrado o nome da sua empresa, está na hora de pensar em nomes alternativos atraentes para sumar visitas! Por exemplo, se você tiver uma loja de informática e vende PCs, ao invés de colocar vendadepcs.com, pode fazer uma campanha nos motores de busca com queromeupc.com, que é mais original, concreto e fácil de relembrar.

26. Ambos gêneros

Um bom jeito de preservar um nome de domínio é registrando também seu gênero oposto. Por exemplo, se o seu domínio fosse empresariosvenezolanos.com, para ter visitas femininas é aconselhável que registre também empresariasvenezolanas.com.

27. ¿Keywords ou Branding?

Uma nova marca deve ir acompanhada por uma boa campanha publicitária. Caso sua empresa estiver dando os seus primeiros passos, talvez seja melhor começar com um domínio que inclua as palavras chaves do ramo sobre o qual se dedica a sua empresa. Mas o nosso conselho é: seja otimista! Registre ambos domínios, tanto aquele que inclui as palavras chave (Keywords), como aquele que mostre a sua marca (Branding).

28. Não alterá-lo

Alterar o domínio na metade do caminho implica várias desvantagens. Além da confusão que gerará entre aquelas pessoas que visitavam seu site regularmente, afetará a Page Rank que o Google vinculou com seu domínio. Alterando o domínio você estará perdendo a Page Rank que tinha conseguido!

29. Não perdê-lo nunca

Esteja sempre atento na data do seu vencimento do seu domínio. Lembre-se que quando o domínio vence e fica liverado, qualquer pessoa poderá registrá-lo. Perder o seu domínio pode levar a consequências negativas para a sua empresa.

TIP: Você sabia que pode registrar o seu domínio por 5 ou até 10 anos? É a melhor forma de assegurar a marca!

30. Questão de imagem

Um nome de domínio pode reforçar a imagem da sua empresa ou, pelo contrário, causar uma impressão negativa se o domínio não tivesse a conotação adequada. Use seu domínio para cuidar e dar prestigío para o seu negócio. Registre o domínio correto! Sua empresa vai gostar.

Atendimento ao Cliente

24x7x365

SEMPRE AO SEU LADO

  • › Não há limite para o número de consultas e o acesso à história.
  • › Equipe altamente treinada.
  • › Acesso a tutoriais, FAQs e seminários gratuitos.
  • › Suporte em inglês, espanhol e português.
Gerenciar Minha Conta

Conheça as várias opções e ferramentas que proporcionam a sua área do cliente.

CLIQUE AQUI
Help Desk

Como utilizar o serviço de apoio e de resolver as questões mais comuns.

CLIQUE AQUI
Os pagamentos e vencimentos

Informações para saber o status da conta, os futuros vencimentos e renovações.

CLIQUE AQUI